SECLIN

SECLIN - Simulação em Urgências e Emergências Clínicas

O curso SECLIN visa preencher uma lacuna na formação universitária dos acadêmicos de medicina e médicos que atuam em prontos-socorros (urgência e emergência), através da abordagem racional e abrangente dos princípios fundamentais da Medicina de Urgência e Emergência nas suas diferentes áreas de atuação; como cardiologia, pneumologia, neurologia, endócrino-metabólico.

O seu conteúdo contempla a adição de temas fundamentais relacionados às urgências e emergências que não são abordados na prática em outros cursos já consagrados em nosso meio. Não obstante, é notória a escassez de cursos dessa natureza no território nacional.

Mais informações     Inscreva-se

Público Alvo

Médicos, acadêmicos de medicina do 6° ano (11° e 12° períodos).

Duração

2 dias – 16 horas.

Incluso

Coffee breaks e certificação.

Coordenadores

Prof. Dr. Antonio Carlos Lopes
Prof. Dr. Renato Delascio Lopes
Dr. Oswaldo Fortini Levindo Coelho

Agenda

{{mes.mes_literal}}

{{mes.ano}}


Infelizmente não temos nenhum curso próximo a sua cidade no mês selecionado. Clique no botão abaixo para ver todas as cidades ou selecione outro mês acima.

Mostrando cursos próximos a {{cidadeAtual.nome}}. Clique no botão abaixo para ver todos os cursos

O curso SECLIN visa preencher uma lacuna na formação universitária dos acadêmicos de medicina e médicos que atuam em prontos-socorros (urgência e emergência), através da abordagem racional e abrangente dos princípios fundamentais da Medicina de Urgência e Emergência nas suas diferentes áreas de atuação; como cardiologia, pneumologia, neurologia, endócrino-metabólico.

O seu conteúdo contempla a adição de temas fundamentais relacionados às urgências e emergências que não são abordados na prática em outros cursos já consagrados em nosso meio. Não obstante, é notória a escassez de cursos dessa natureza no território nacional.

Desta forma, o SECLIN se coloca como uma ferramenta fundamental de desenvolvimento profissional para o médico que atua no pronto-socorro, realidade essa vivida pela grande maioria dos médicos recém-formados em nosso país.

Embasados em nossa larga experiência profissional - seja com cursos de simulação ou no atendimento presencial do paciente grave -  esperamos deixar a nossa contribuição aos acadêmicos de medicina e aos médicos recém-formados.

Conteúdo programático:

  • CARDIOLOGIA: Descompensação da insuficência cardíaca; síndromes coronárias agudas; arritmias; edema agudo de pulmão; urgências e emergências hipertensivas;
  • PNEUMOLOGIA: Doenças pulmonares obstrutivas crônicas; crise de asma aguda grave; radiografia de tórax; pneumonias; ventilação mecânica na sala de emergência;
  • GASTROENTEROLOGIA: Abordagem do abdômen agudo;
  • NEFROLOGIA: Distúrbios hidroeletrolíticos e ácido-básicos; síndromes nefríticas e nefróticas;
  • NEUROLOGIA: Estado de mal, acidentes vasculares cerebrais;
  • ENDOCRINOLOGIA: Distúrbios da glicemia; distúrbios da tireóide;
  • TOXICOLOGIA: intoxicações na sala de emergência;
  • OUTROS TEMAS: relação médico/paciente; acesso à via aérea na sala de emergência
  • OBS: os instrutores poderão desenvolver outros temas de clínica médica durante o curso.

 

Curso com apoio da SBCM - Sociedade Brasileira de Clínica Médica